top of page
DESDE / Since 90€ CONTATAR AZORES OUTDOORS / Contact us Mínimo duas pessoas / Minimum two people
BIRDWATHING
8 h
Consulte-nos

Guia 

especializado!

DESDE / Since 50€ CONTATAR AZORES OUTDOORS / Contact us Mínimo 3 pessoas / Minimum three people
BIRDWATHING - 1/2 DIA
4 h
Consulte-nos

 Localização Geográfica dos Açores

O arquipélago dos Açores pertence à região biogeográfica da Macaronésia, uma das mais ricas em biodiversidade da Europa.

 

Situa-se no nordeste do Oceano Atlântico entre os 36º e os 43º de latitude Norte e os 25º e os 31º de longitude Oeste, precisamente sobre a Dorsal Média Atlântica.

 

Constituído por nove ilhas, ocupam uma área de 66 000 Km2, com acentuada orientação Noroeste-Sudoeste, ao longo de cerca de 600Km de comprimento. O Grupo Ocidental, constituído pelas ilhas do Corvo e Flores, dista cerca de 3900 km da costa da América do Norte, enquanto o Grupo Oriental, composto pelas ilhas de Santa Maria e São Miguel situa-se a cerca de 1600 km da costa ocidental do continente europeu. Situado no meio destes dois grupos, encontra-se o Grupo Central, constituído pelas ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira.

 

Considerado um dos arquipélagos mais isolados do mundo, devido ao afastamento em relação às superfícies terrestres continentais que lhe são mais próximas, a avifauna residente e nidificante no arquipélago dos Açores é pouco numerosa, não ultrapassando as quarenta espécies, das quais duas são endémicas dos Açores; o Priolo – Pyrruhula murina (endémica da ilha de São Miguel) e o Painho de Monteiro – Oceanadroma monteiroi (nidificante na ilha Graciosa), no entanto, por se situar na proximidade dos percursos migratórias de várias espécies, já foram observadas e registadas mais de quatro centenas de aves nas ilhas açorianas.

 

Derivado a estes movimentos migratórios, chegam regularmente a estas ilhas aves oriundas do continente europeu e americano e por vezes mais raramente, aves provenientes do continente asiático. Muitas destas aves, arribam a estas ilhas atlânticas quando são apanhadas por tempestades por altura das suas rotas migratórias.

GALERIA DE FOTOS

bottom of page